terça-feira, 6 de setembro de 2016

Dança Moderna x Contemporânea

Postado por EstiloCora

Existem alguns erros de definição que são cometidos por bailarinos que ainda são um pouco inexperientes, ou desapercebidos que também são cometidos por quem não conhece direito o assunto. Dentre esses erros ou duvidas está a diferença da dança moderna e da dança contemporânea. Alguns acham que as duas surgiram na mesma época ou que são a mesma coisa.

Abaixo vamos expor a diferença de estilos e falar um pouco sobre o início de cada uma: 

A dança moderna surgiu no  final do século XIX e início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança. A expressão dança moderna refere - se  às escolas e movimentos da história da dança referentes ao período moderno.


 A Dança Moderna começou contra a formalidade do balé e a previsibilidade das populares mostras de dança do período. As suas técnicas e estilos eram muito diferentes, o que eles tinham em comum era a insatisfação com as opções disponíveis para bailarinos e seu objetivo era transmitir ao seu público um senso de realidade interior e exterior - um objetivo que ainda inspira bailarinos modernos hoje.Os bailarinos dançam descalços, trabalham contrações, torções, desencaixe etc, e seus movimentos são mais livres, embora ainda respeitem uma técnica fechada.




Alguns teóricos remetem a origem da dança contemporânea aos experimentos dos artistas pós-modernos do movimento Judson Dance Theater, iniciado na década de 1960, nos Estados Unidos. Porém, somente na década de 1980 que a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet,ao jazz e ao hip hop. 

A dança contemporânea nasce no segmento da dança moderna, mas não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos. Não há mecanismos definidos, há antes processos e formas de criação. Emerge uma nova noção de corporalidade, buscando um sentido mais experimental, menos estratificado. Não existe um corpo ideal e sim um corpo multicultural que tem várias referências. O que importa é a transmissão de sentimentos, idéias e conceitos.



Se gostou, deixa seu comentário!
Sugestões mande para nosso e-mail: 
contato@corabelarmino.com.br




.

Em terça-feira, 6 de setembro de 2016

2 comentários: