Aspectos Clássicos do Ballet
No geral, o ballet clássico segue uma linha estética fixada nas suas formas originais
que molda todos os seus elementos. Cenário, música, figurinos e iluminação são regrados e
dificilmente saem do dito normal, que, neste caso, assume o significado de clássico.
É obrigatório considerar, em tal tipo de espetáculo, formas enraizadas em normas estilísticas
bastante precisas. Essas podem ser parcial ou totalmente transgredidas, nessas concepções
cênicas, ou modificadas em relação ao jogo de luzes, ao menor ou maior realismo na
cenografia, à elaboração das personagens ea muitos outros aspectos. Não podem ser, contudo,
“agredidas” no que tange à essência do traje, ou poderiam ser apenas quando a nova
interpretação deste fosse executada por um artista muito original, que soubesse renovar
devidamente a aparência e a substância.
A estética dos figurinos do ballet clássico é ligada à estética da época em que surgiu o
ballet, como relatado por Achcar (1998), por volta do século XV, em meio ao Renascimento e
às cortes italianas e francesas. Neste contexto social, em um tempo em que o bronzeado do sol
e os tons de pele escura eram rejeitados pela nobreza e pela corte como referência de beleza, e
sendo considerados símbolos de trabalho duro, nasce o ballet clássico. Rousso detalha como a beleza neste período assumiu formas metódicas, porém
simples em sua essência, para alcançar a perfeição:
[...] os cânones do rosto exigem que ele se projete sobre o pescoço, que seja fino e oval, com
traços regulares, uma testa alta, um nariz reto e delicado, uma boca pequena; nesse conjunto
três coisas devem ser escuras: os olhos, os cílios e as sobrancelhas [...] três coisas devem ser
brancas: as mãos, os dentes, sempre pequenos, e a pele, tão transparente “que se deve ver o
vinho correr pela garganta” quando ela bebe. Enfim lábios, faces e unhas devem ser vermelhas.
Todos se dedicam a esse assunto, mesmo Maquiavel [...].
Nota-se que a beleza ideal do período renascentista permanece atualmente no visual dos bailarinos: pele clara e aparência delicada e frágil. |
Valsa das Flores. Tons de rosa nos figurinos de Valsa das Flores, ballet Quebra-Nozes. Delicadeza e leveza, típicas da estética do ballet clássico. |
Continua...
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