terça-feira, 24 de novembro de 2015

Figurino - Parte 2

Postado por Cora Belarmino

Aspectos Clássicos do Ballet


No geral, o ballet clássico segue uma linha estética fixada nas suas formas originais que molda todos os seus elementos. Cenário, música, figurinos e iluminação são regrados e dificilmente saem do dito normal, que, neste caso, assume o significado de clássico.

É obrigatório considerar, em tal tipo de espetáculo, formas enraizadas em normas estilísticas bastante precisas. Essas podem ser parcial ou totalmente transgredidas, nessas concepções cênicas, ou modificadas em relação ao jogo de luzes, ao menor ou maior realismo na cenografia, à elaboração das personagens ea muitos outros aspectos. Não podem ser, contudo, “agredidas” no que tange à essência do traje, ou poderiam ser apenas quando a nova interpretação deste fosse executada por um artista muito original, que soubesse renovar devidamente a aparência e a substância. 


A estética dos figurinos do ballet clássico é ligada à estética da época em que surgiu o ballet, como relatado por Achcar (1998), por volta do século XV, em meio ao Renascimento e às cortes italianas e francesas. Neste contexto social, em um tempo em que o bronzeado do sol e os tons de pele escura eram rejeitados pela nobreza e pela corte como referência de beleza, e sendo considerados símbolos de trabalho duro, nasce o ballet clássico. Rousso detalha como a beleza neste período assumiu formas metódicas, porém simples em sua essência, para alcançar a perfeição:
 [...] os cânones do rosto exigem que ele se projete sobre o pescoço, que seja fino e oval, com traços regulares, uma testa alta, um nariz reto e delicado, uma boca pequena; nesse conjunto três coisas devem ser escuras: os olhos, os cílios e as sobrancelhas [...] três coisas devem ser brancas: as mãos, os dentes, sempre pequenos, e a pele, tão transparente “que se deve ver o vinho correr pela garganta” quando ela bebe. Enfim lábios, faces e unhas devem ser vermelhas. Todos se dedicam a esse assunto, mesmo Maquiavel [...].  

 Nota-se que a beleza ideal do período renascentista permanece atualmente no visual dos bailarinos: pele clara e aparência delicada e frágil.

 Valsa das Flores. Tons de rosa nos figurinos de Valsa das Flores, ballet Quebra-Nozes. Delicadeza e leveza, típicas da estética do ballet clássico.

Continua...

Se gostou, deixa seu comentário!
Sugestões mande para nosso e-mail: 
contatocorabelarmino@gmail.com


Em terça-feira, 24 de novembro de 2015

0 comentários:

Postar um comentário