Estamos super animadas! Porque começaremos hoje uma série de posts falando sobre o que mais amamos, Figurinos, reúna seus amigos, seu grupo e seu ministério, aqui daremos uma base para você ter um maior entendimento.
Como alguns já sabem, Eu (Bruna) tenho graduação em Design de Moda e especialização em Criação e Confecção de figurinos. E danço rsrs, então acredito que as principais dúvidas serão esclarecidas aqui.
Introdução
Para entender como se dá a relação entre moda e ballet clássico, é necessário traçar uma perspectiva da estética do ballet
clássico e dos figurinos utilizados, bem como os principais materiais empregados. Autores
renomados do cenário da dança e da produção artística fazem parte da fundamentação teórica
e embasam o desenvolvimento deste estudo
A pesquisa tem por finalidade apontar os elos
entre ballet e moda, explicar como tais elementos e suas propriedades interagem com a figura
humana em um espetáculo de dança e evidenciar os aspectos relevantes no processo de
criação de um figurino.
O figurino transforma o bailarino em uma figura dramática, ele deixa de lado quem é
para interpretar uma personagem. “O figurino é algo meio sagrado. É por isso que em certas cerimônias religiosas
existe uma roupa específica. É por isso que diferencia, tira a pessoa de um contexto a põe em
outro.”.
Subir ao palco sem vestir literalmente uma personagem é como andar nu. Cabe ao
figurino contar uma história, transmitir sentimentos e inserir o público no contexto da obra.
Diferente do estilista, que cria para quem veste o que sente, o figurinista cria para quem sente
o que veste. Um espetáculo de dança sem figurinos não é um espetáculo completo.
Este mundo regrado e moldado na velha estética clássica do ballet, como bem é
conhecido, não é bloqueio para mentes criativas e inovadoras. É como se as mesmas grandes
ideias fossem incorporadas a diferentes formas, texturas, materiais e técnicas, sendo então
expressas em uma linguagem diferente, porém, ainda contando as mesmas histórias.
O estudo dos figurinos de ballet clássico, bem como a identificação dos elementos que
compõe um espetáculo de dança.
Continua...
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