terça-feira, 10 de novembro de 2015

Figurino - Parte 1

Postado por Cora Belarmino

Estamos super animadas! Porque começaremos hoje uma série de posts falando sobre o que mais amamos, Figurinos, reúna seus amigos, seu grupo e seu ministério, aqui daremos uma base para você ter um maior entendimento.
Como alguns já sabem, Eu (Bruna) tenho graduação em Design de Moda e especialização em Criação e Confecção de figurinos. E danço rsrs, então acredito que as principais dúvidas serão esclarecidas aqui.


Introdução


Para entender como se dá a relação entre moda e ballet clássico, é necessário traçar uma perspectiva da estética do ballet clássico e dos figurinos utilizados, bem como os principais materiais empregados. Autores renomados do cenário da dança e da produção artística fazem parte da fundamentação teórica e embasam o desenvolvimento deste estudo
 A pesquisa tem por finalidade apontar os elos entre ballet e moda, explicar como tais elementos e suas propriedades interagem com a figura humana em um espetáculo de dança e evidenciar os aspectos relevantes no processo de criação de um figurino.



O figurino transforma o bailarino em uma figura dramática, ele deixa de lado quem é para interpretar uma personagem.  “O figurino é algo meio sagrado. É por isso que em certas cerimônias religiosas existe uma roupa específica. É por isso que diferencia, tira a pessoa de um contexto a põe em outro.”.
Subir ao palco sem vestir literalmente uma personagem é como andar nu. Cabe ao figurino contar uma história, transmitir sentimentos e inserir o público no contexto da obra. Diferente do estilista, que cria para quem veste o que sente, o figurinista cria para quem sente o que veste. Um espetáculo de dança sem figurinos não é um espetáculo completo. Este mundo regrado e moldado na velha estética clássica do ballet, como bem é conhecido, não é bloqueio para mentes criativas e inovadoras. É como se as mesmas grandes ideias fossem incorporadas a diferentes formas, texturas, materiais e técnicas, sendo então expressas em uma linguagem diferente, porém, ainda contando as mesmas histórias. O estudo dos figurinos de ballet clássico, bem como a identificação dos elementos que compõe um espetáculo de dança. 


Continua...

Se gostou, deixa seu comentário!
Sugestões mande para nosso e-mail: 
contatocorabelarmino@gmail.com





Em terça-feira, 10 de novembro de 2015

0 comentários:

Postar um comentário