sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Ponto de Vista por Alexander Yakovlev

Postado por Cora Belarmino



O Cara é simplesmente Incrível!!!!!!!!!!
Fotografo, Natural de Moscovo, Pouco se sabe na rede sobre ele.
Mas o que nos deixou impactados foram os clicks dele. Separamos algumas imagens, tenho certeza que você já viu algumas por aê....













Que sentimento forte. 
O movimento é o maior bem, de qualquer Bailarino.


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Em sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O poder da Mente - Parte 2

Postado por Cora Belarmino

Se torne mais Inteligente,Dançando!


Quem encarava a dança exclusivamente como uma atividade física, precisa rever os seus conceitos: a dança é um dos meios mais prazerosos de aumentar as suas capacidades cerebrais. Vamos entender o porquê disso?
Primeiramente, quando você dança, o seu cérebro “dança” junto com você! Enquanto ele “dança”, está se mantendo saudável e ativo.  Em uma linguagem mais técnica, a “dança” do cérebro promove um aumento da conectividade e da reestruturação entre as várias regiões do cérebro e  seus neurônios, resultando numa comunicação mais eficaz entre eles e consequentemente em um raciocínio mais rápido.
Observe como funcionam algumas regiões do cérebro de quem dança:
Cérebro
VÉRMIS ANTERIOR – Esta parte do cerebelo recebe informações da medula espinhal e aparentemente age como se fosse um metrônomo, ajudando a sincronizar os passos de dança à música.
NÚCLEO GENICULADO MEDIAL Uma interrupção ao longo da via auditiva inferior, esta área aparentemente ajuda a configurar o metrônomo do cérebro e é responsável por nossa tendência para tamborilar os dedos inconscientemente ou balançar o corpo ao ritmo de uma música. Reagimos inconscientemente, pois a região está conectada ao cerebelo, comunicando informações sobre o ritmo sem “falar” com as áreas auditivas superiores no córtex.
PRECUNEUS – Por conter um mapa baseado nos estímulos sensoriais do próprio corpo, o precuneus ajuda a identificar o trajeto de um dançarino a partir de uma perspectiva voltada para o  corpo, ou egocêntrica.
Jean Piaget, o grande pensador suíço conhecido por organizar o desenvolvimento cognitivo em uma série de estágios, declarou que a inteligência é aquilo que usamos quando não sabemos o que fazer. Logo, para ser inteligente é preciso saber tomar decisões rápidas, certo? Imagine então um casal de tango se movimentando em um salão: cada movimento realizado ali exige uma vasta gama de decisões rápidas, tanto para quem conduz quanto para quem é conduzido.  Pense também em um casal de bailarinos clássicos: a bailarina está sob a ponta dos pés, o que implica em uma mudança de eixo constante a cada movimento que ela realiza. O bailarino, cuja função é segurá-la, precisa ser rápido e perspicaz para acompanhar essa mudança de eixo e conseguir tornar o movimento da bailarina ainda mais leve e suave.
A dança integra várias funções cerebrais ao mesmo tempo.  Ela envolve simultaneamente processos sinestésicos, racionais, musicais e emocionais. Dançar exige um tipo de coordenação interpessoal no espaço e tempo quase inexistente em outros contextos sociais. Durante um espetáculo, uma bailarina movimenta todos os músculos do seu corpo e muitas vezes, em direções opostas e intensidades diferentes. Apesar de o público ter a impressão de que tudo que ela está fazendo é simples e fácil, o seu cérebro está a todo vapor pensando em cada movimento que precisa ser realizado, tentando esquecer as dores das lesões recorrentes dos treinamentos e ainda por cima, preocupado em transmitir  os sentimentos e as emoções da personagem que ela está interpretando.  A vida dos bailarinos não é nada fácil!
Ainda tem mais, todo bailarino é um pouco músico também, pois consegue executar cada movimento simultaneamente a cada nota musical tocada. Seu corpo é o seu instrumento. É preciso muita atenção e muita concentração para essa conexão rítmica acontecer, o que implica que para dançar também é preciso um enorme autocontrole físico e emocional. Não é a toa que na Antiguidade, os gregos  acreditavam que dos melhores bailarinos se faziam os melhores guerreiros.
Além de todos esses benefícios, ainda existe mais um último: dançar estimula a criatividade.  Vale lembrar que estamos em pleno século XXI, onde ser criativo é pré-requisito para se obter sucesso em qualquer carreira.  O filósofo francês Paul Valéry sintetiza isso em uma única frase: “Um homem de negócios é um cruzamento entre um dançarino e uma máquina de calcular”.
Portanto, agora que você já tem conhecimento de tudo que a dança pode trazer de benefícios à sua vida,  largue a preguiça e a inércia e comece a movimentar o seu corpo. Pois além de se tornar uma pessoa mais inteligente, você se tornará uma pessoa mais feliz! Eu garanto!


Continua...

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Em quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Figurino - Parte 3

Postado por Cora Belarmino

 Elementos de Construção de um Figurino




Diversos são os elementos de construção utilizados na produção dos figurinos, e cada um deles possui singularidades exploradas para atender às necessidades do ballet. 

A seda é uma das mais antigas matérias primas têxteis. No palco, a transparência do tecido, combinada aos movimentos, faz com que a bailarina pareça flutuar, tal é leveza proporcionada pelo tecido. Seu caimento é delicado, sendo bastante utilizado no ballet clássico. A seda é também utilizada para a fabricação do tule, material indispensável para o ballet. 



O tule, tem participação fundamental na construção de todos os tipos de tutus. Originalmente feito de gaze ou seda, é um tecido fino de malha hexagonal, utilizado em adornos de vestidos, chapelaria.  Acredita-se que tenha surgido nas cidades de Tulle ou Toul, ambas na França, no século XVIII. 



O tule quando feito de fibras sintéticas é o material mais barato utilizado durante a construção de um tutu. Sua principal característica é dar volume às saias sem deixar a leveza e a delicadeza de fora. Por ser um tecido transparente, é possível trabalhar com mais de um tom de cor, para dar um efeito dégradé à saia. Eis um pequeno detalhe que traduz-se em uma oportunidade de repensar e criar diferentes sobreposições de cores. 

Continua...

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Em terça-feira, 1 de dezembro de 2015
quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Alimentos Antioxidantes e a Vida Ballética

Postado por Cora Belarmino


Que o exercício faz bem, todos nós sabemos, né? Porém, você sabia que quando em excesso, além das possíveis lesões, o exercício pode debilitar o nosso organismo? Além disso, a atividade física intensa e/ou vigorosa pode ocasionar ao organismo: inflamação (pois libera substâncias inflamatórias), fadiga crônica e o envelhecimento precoce.
Isso acontece pelo fato do exercício físico gerar mais radicais livres, que, quando em excesso, pode ser tóxico ao nosso organismo. Geralmente os compostos antioxidantes da dieta e enzimas antioxidantes que o nosso corpo produz, suprimem os radicais livres que são produzidos no nosso organismo, porém, em indivíduos que não se alimentam corretamente (possuem uma dieta desequilibrada, rica em gorduras saturadas e trans, em produtos industrializados, sal, açúcar, e pobre em verduras, frutas, legumes e outros nutrientes e compostos), ocorre um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e o sistema antioxidante do nosso organismo, gerando o que chamamos de Estresse Oxidativo.
Sendo assim, vemos o quanto é importante a presença de alimentos ricos em antioxidantes na dieta de indivíduos praticantes de atividade física. Abaixo, listo alguns dos alimentos com importante potencial antioxidantes:


  • Chá verde: possui em sua constituição as catequinas que além de agirem como antioxidantes, também previnem a oxidação de outras vitaminas antioxidantes, como a vitamina E. Além disso, aumentam a atividade de enzimas antioxidantes do nosso organismos. Assim, o chá verde pode atuar diminuindo fadiga muscular e aumentando a resistência ao exercício físico.
  • Romã: é uma fruta de cor avermelhada, rica em compostos fenólicos, flavonóides e ácido elágico que lhe confere uma ótima atividade antioxidante, atuando no combate aos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento, por lesões de proteínas, lípidios e DNA, entre outros danos aos nosso organismo.
  • Açaí: fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, este é um fruto de alto potencial antioxidante por ser rico em antocianinas, pertencente à família dos flavonóides e que lhe confere a cor arroxeada característica do açaí.
  • Licopeno: substância que confere a cor avermelhada ao tomate, melancia, beterraba, pimentão e outros alimentos. Trata-se de uma substância que quando absorvida pelo organismo, atua como antioxidante e auxilia no controle e diminuição dos danos causados pelos radicais livres.
  • Morango: fruta que possui em sua composição taninos, glutationa e vitaminas, substâncias antioxidantes que auxiliam aumentando a resistência à infecções (comum em atletas de alto rendimento), favorece a cicatrização, atua na síntese de colágeno e carnitina, e previne as micro-lesões musculares que, por ventura, possam causam prejuízo ao desempenho do atleta.
  • Cacau: possui em sua composição importantes antioxidantes como os flavonóides, procianidinas e epicatequinas, agindo tanto inibindo a ação de enzimas pró-oxidantes, como melhorando o efeito antioxidante de outros nutrientes, como a vitamina E e o betacaroteno.

Além dos alimentos citados, frutas e verduras ricas em betacaroteno (laranja, cenoura, abóbora e vegetais de cor amarelada), vitamina E (ovos, óleos vegetais, nozes e sementes), vitamina C (frutas cítricas, melão, pimenta, brócolis), Selênio (aves, vísceras, grãos integrais, alho, cogumelo) e Zinco (ostras, carnes magras, iogurte e cereais enriquecidos) são ótimas fontes de antioxidantes.
Diante de tudo o que foi exposto, podemos perceber o quanto uma alimentação bem variada, rica em frutas, verduras e cereais, é importante para os praticantes de atividade física visando evitar uma possível gripe, lesão, envelhecimento precoce e outros danos que podem ser ocasionado pelo excesso de produção de radicais livres. Mas não se esqueça, é importante que procure um nutricionista para que este possa avaliar sua alimentação e adequá-la da melhor forma.

Fonte:  ANutricionista.Com - Francis Moura Santos - CRN5 3243/P -

Em quinta-feira, 26 de novembro de 2015
quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Coque Baixo em 5,6,7 e 8

Postado por Cora Belarmino


Em quarta-feira, 25 de novembro de 2015
terça-feira, 24 de novembro de 2015

Figurino - Parte 2

Postado por Cora Belarmino

Aspectos Clássicos do Ballet


No geral, o ballet clássico segue uma linha estética fixada nas suas formas originais que molda todos os seus elementos. Cenário, música, figurinos e iluminação são regrados e dificilmente saem do dito normal, que, neste caso, assume o significado de clássico.

É obrigatório considerar, em tal tipo de espetáculo, formas enraizadas em normas estilísticas bastante precisas. Essas podem ser parcial ou totalmente transgredidas, nessas concepções cênicas, ou modificadas em relação ao jogo de luzes, ao menor ou maior realismo na cenografia, à elaboração das personagens ea muitos outros aspectos. Não podem ser, contudo, “agredidas” no que tange à essência do traje, ou poderiam ser apenas quando a nova interpretação deste fosse executada por um artista muito original, que soubesse renovar devidamente a aparência e a substância. 


A estética dos figurinos do ballet clássico é ligada à estética da época em que surgiu o ballet, como relatado por Achcar (1998), por volta do século XV, em meio ao Renascimento e às cortes italianas e francesas. Neste contexto social, em um tempo em que o bronzeado do sol e os tons de pele escura eram rejeitados pela nobreza e pela corte como referência de beleza, e sendo considerados símbolos de trabalho duro, nasce o ballet clássico. Rousso detalha como a beleza neste período assumiu formas metódicas, porém simples em sua essência, para alcançar a perfeição:
 [...] os cânones do rosto exigem que ele se projete sobre o pescoço, que seja fino e oval, com traços regulares, uma testa alta, um nariz reto e delicado, uma boca pequena; nesse conjunto três coisas devem ser escuras: os olhos, os cílios e as sobrancelhas [...] três coisas devem ser brancas: as mãos, os dentes, sempre pequenos, e a pele, tão transparente “que se deve ver o vinho correr pela garganta” quando ela bebe. Enfim lábios, faces e unhas devem ser vermelhas. Todos se dedicam a esse assunto, mesmo Maquiavel [...].  

 Nota-se que a beleza ideal do período renascentista permanece atualmente no visual dos bailarinos: pele clara e aparência delicada e frágil.

 Valsa das Flores. Tons de rosa nos figurinos de Valsa das Flores, ballet Quebra-Nozes. Delicadeza e leveza, típicas da estética do ballet clássico.

Continua...

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Em terça-feira, 24 de novembro de 2015
segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Nova Parceria!

Postado por Cora Belarmino



Você com certeza já os conhece!
Que legal né?! A partir dessa semana, teremos todo os conteúdos do Agenda de Dança aqui,
Nos nossos favoritos <3


Para quem não os conhece... 

O Agenda de Dança começou como um simples blog pessoal, que com o tempo cresceu e acabou se tornando um site, que visa ser um ponto de referência para os amantes dessa nobre arte. Lá é possível encontrar informações sobre todo tipo de espetáculos de dança que acontecem pelo Brasil, nas mais diferentes modalidades – do ballet clássico aos musicais -, audições, indicações para “jobs”, workshops, e muito mais!
Além dos eventos, o site também conta com seções especiais para enriquecer a vida de nossos leitores: dicas de Livros e Filmes de dança e matérias exclusivas para as colunas “Plateia” – que traz uma visão imparcial e pessoal sobre as apresentações que estão/entrarão em cartaz -, e “Histórias da Dança” – com conteúdo didático sobre as narrativas que rondam esse universo, dentro e fora dos palcos…



Acompanhe tudo nos...

Em segunda-feira, 23 de novembro de 2015